Morre Francisco de Assis Rodarte, herói da FEB

Da Defesa TV:

Morreu na madrugada desta segunda-feira, em Campinas, Francisco de Assis Rodarte, considerado um herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que participou da Segunda Guerra Mundial. De acordo com Associação dos Expedicionários Campineiros, Rodarte era o penúltimo soldado do grupo ainda vivo.

Nascido em 4 de outubro de 1922, na cidade mineira de Formiga, Rodarte era viúvo de Marta Portela Rodarte e deixa três filhos. Ele morreu por conta da falência dos órgãos após uma cirurgia por causa de fratura de fêmur, semana passada. No pós-cirúrgico os rins deixaram de funcionar, até que acabou morrendo na madrugada de segunda. Segundo dados da Associação, Rodarte foi cabo escrevente da Companhia de Comando do Regimento (CCR), do 11° Regimento de Infantaria (de São João Del Rei), cujo comandante era o Capitão Pacheco.

Sua função principal na Itália era de registro das alterações do regimento, boletins oficiais, ordem do dia, alterações da tropa. Relatos na Associação revelam que Rodarte comentava sobre a lista de mortos de Montese, chorou antes de conseguir datilografar, pois muitos eram seus amigos e conhecidos do 11º RI. Mais tarde, em sua vida civil, como gerente de banco, veio trabalhar em Campinas, tendo feito parte da Associação dos Expedicionários Campineiros, da qual foi um de seus mais destacados presidentes.

“Hoje, ele se foi e nos deixa um grande vazio, insubstituível” , disse César Augusto de Azambuja Silva, da Associação. O sepultamento foi realizado ontem à tarde, no Cemitério dos Amarais, em Campinas.