Passagem – artigo do coronel Lenildo Melo de Sena

Já  se  vão  trinta  e  cinco  anos  (27/05/1985  —  27/05/2020)  que  entrei  para fileiras da gloriosa Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), na condição de Aluno Soldado. Estava vindo do Corpo de Fuzileiros Navais (Marinha do Brasil) e tinha como objetivo maior fazer da minha vida a continuação da vida de meu genitor (1º Sgt PM João Bernardo de Sena) na PMRN, o qual passou para inatividade no ano de 1967, na graduação de 1º Sargento, com os proventos de Subtenente.

A formação de Praça se deu no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAP), sito no conjunto Potengi, Zona Norte de Natal-RN. Naquela ocasião fui  selecionado  juntamente  com  mais  16  alunos  soldados  para  fazer  parte  de  um pelotão Especial, que ao concluir o curso de Soldado iriamos ser classificados no Pelotão de  Atividades  Especiais  (PAE),  hoje  denominado  Batalhão  de  Polícia  de  Choque (Bpchoque).

Declarado Soldado da PMRN, solicitei a minha transferência para Companhia de Trânsito (Cptran). Após dois meses na Cptran, fiz a inscrição no Concurso para Oficiais da PMRN (CFO). A inscrição na época era efetuada através de requerimento na  Sargenteação  da  Companhia,  e  o  Concurso  foi  realizado  nas  dependências  do Quartel do Comando Geral da PMRN.

Fui aprovado no CFO juntamente com os Sgt PM a época: Wellington Arcanjo de  Morais,  Marcos  Antônio  de  Jesus  Moreira,  Ângelo  Raimundo  da  Silva  Júnior, Francisco Canindé Spínola, Washington Gabriel Pires e Washington Ferreira Fontes. Os  civis:  Elyause  Moreira  da  Silva  Júnior,  Jefferson  Fernandes  Gadelha  e  José  de Almeida Tavares. O curso foi realizado na Academia de Polícia Militar da Bahia, sito no bairro Bonfim, Salvador/BA, no período de fevereiro de 1986 a dezembro de 1988. Turma de CFO composta por: 40 alunos da BA, 10 alunos do RN e 2 alunos do AM.

Ao ser promovido ao posto de 2º Tenente, deu-se início a grande caminhada dentro da Corporação. Passei por diversas funções: Delegado de Cidade do Interior, juiz da  Auditoria  Militar,  Comandante  de:  Pelotões,  Companhias,  Batalhões,  Grande comando; prestei serviço nas Seções e nas Diretorias, até chegar ao ponto máximo do ciclo de oficiais, ou seja, o posto de Coronel.

Deus foi muito generoso com a MINHA PESSOA. Deu-me a oportunidade de realizar a continuidade da carreira policial militar do meu pai (falecido no ano de 2017, com  50 anos de inatividade). Vindo desta forma fechar os ciclos de Praça e Oficial.

Sou grato a Deus pela oportunidade da minha existência, ao meus comandados e  comandantes  que  contribuíram  para  minha  formação  policial  militar,  aos  meus familiares  pela  compreensão,  e  todos  aqueles  que  de  forma  direta  e  indiretamente participaram da minha vida profissional.

Mais um desafio vencido, agora falta poucos dias para dar início a uma nova etapa da minha vida.

 

Lenildo Melo de Sena – Cel PM

 

Natal, RN, 27 de maio de 2020.