Associação dos Oficiais Militares se reúne com vice-governador para reiterar pedido de concurso para os quadros de oficiais PM e BM

Na manhã de hoje (dia 2 de março), a Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte (ASSOFME) se reuniu com o vice-governador do estado, Antenor Roberto, para sensibilizar o Poder Executivo potiguar sobre a necessidade de concurso para oficiais da Policia Militar e Bombeiros Militares. O último certame para oficial militar no estado foi realizado há 15 anos. Os dirigentes destacaram também a necessidade de seleção para o quadro de oficiais de Saúde.

Durante a audiência, os diretores da Associação ressaltaram as funções do oficial, profissional responsável pela gestão dos órgãos, a partir do planejamento de operações, apuração de processos administrativos disciplinares e controle e fiscalização das instituições.

Estiveram na audiência o presidente da ASSOFME, Major Robson Teixeira; o diretor financeiro da associação, Major Antoniel Moreira; e o diretor social, Major Marcelo Dantas de Medeiros. Os três mostraram fatos e números ao vice-governador, expondo o prejuízo no serviço à sociedade por causa da ausência de oficiais para comporem quadros da PMRN.

“Hoje não temos, por exemplo, tenentes na PMRN, que são exatamente jovens oficiais que estão em contato direto com a tropa, fazendo o elo entre os praças e a gestão”, destacou Major Robson.

Além disso, os representantes da ASSOFME ressaltaram o baixo percentual de oficiais na PM, que é menos da metade da média nacional. Enquanto o Rio Grande do Norte tem menos de 5% de oficiais no quadro efetivo da corporação, a média brasileira é de 12%.

“A PM tem cerca de 400 oficiais atualmente, dentre setores médico, de enfermaria, administrativo e combatentes, o que é um número insuficiente para gerir a polícia e o Corpo de Bombeiros”, continuou o presidente da ASSOFME.

O vice-governador, que também é coordenador do Conselho Estadual de Segurança Pública, entendeu a importância da reivindicação da ASSOFME e destacou a importância de dar andamento neste debate junto aos comandos-gerais da PM e do Corpo de Bombeiros.