O discurso de posse do novo presidente da ASSOFME

Leia na íntegra o discurso de posse do novo presidente da ASSOFME, Capitão Robson Teixeira:

Cumprimento o Eminente presidente desta sessão que dá posse à nova diretoria da ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, TC PM Enos Fernandes de Souza, presidente do Conselho Deliberativo, que me confere a honra de poder presidir esta tão importante associação no triênio 2019-2022.

 

Sr. Presidente substituído, Maj PM Antoniel Jorge dos Santos Moreira, a quem agradecemos o afinco com que conduziu os nossos anseios nos últimos seis anos.

 

Exmos. Srs. Subcomandantes Gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, Cel PM Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto e Cel BM Josenildo Acioli Bento, timoneiros de nossa tropa, dos quais estaremos sempre à disposição para complementar as ações de comando, objetivando o engrandecimento institucional.

 

Sra. Presidente do Conselho Fiscal, Cap BM Márcia Fazolo Martini, que demonstra, há três anos, seriedade e zelo com os recursos oriundos da contribuição associativa, nos ajudando a dar maior transparência na gestão.

 

Exmo. Sr. Controlador Geral do Estado do Rio Grande do Norte, Auditor Pedro Lopes de Araújo Neto, um colega parceiro da Associação dos Oficiais em muitas frentes de batalha, sempre muito elucidativo no tocante às questões fiscais do estado

 

Exmo. Sr Deputado Estadual Cel PM André Luiz Vieira de Azevedo, representante do parlamento estadual, voz ativa dos militares estaduais na Assembleia Legislativa, com quem esperamos contar nesse triênio para as lutas atuais e vindouras;

 

Sr. Presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, TC PM Gaspar Enio Linhares, grande parceiro da Associação dos Oficiais na labuta da representação de classe.

 

Sr. Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, Subtenente PM Eliabe Marques da Silva, representando à mesa os demais colegas dirigentes de associações de militares estaduais presentes nesta noite, um parceiro de muita fibra, a quem ladeamos nas diversas lutas em prol de nossa classe desde os idos de 2014. Cumprimentando-o, saúdo todos os demais colegas líderes associativos.

 

Ilustríssimos Senhores e senhora membros do Conselho Deliberativo da ASSOFME, órgão fundamental para os rumos estratégicos da nossa instituição.

 

Com a permissão do Sr. Cel Freitas, membro mais antigo da nova diretoria executiva da ASSOFME, permitam-me denominá-los de meus queridos diretores, que me darão o suporte administrativo para o triênio que começa. Agradecer-lhes, penhoradamente, por aceitarem o desafio de serem corresponsáveis pelos destinos da ASSOFME.

 

Autoridades e personalidades já registradas pelo cerimonial.

 

Parceiros, colaboradores e colegas de trabalho presentes.

 

Senhoras e senhores associados, razão da existência da associação.

 

A todos os familiares aqui presentes, em especial, a minha família, que me dará todo o sustentáculo para não esmorecer nessa luta, Minha santa mãe Dona Marlene; Meu eterno pai “Seu Osman”, carinhosamente conhecido como “Tio Man”, que não está nesse plano material, mas tenho certeza que está aqui em alma e velará todos os meus passos, aqui representada por minha amada Tia Dione e por seu esposo por quem tenho distinta consideração, Tio  Antônio Liberato; minha amada e linda esposa Isabelly; Inspirações da minha vida, meus filhos Caio e Melissa; Minha Segunda mãe e sogra Dona Maria José; meu grande irmão Anderson; minha querida cunhada Noia; minha doce e pimentinha sobrinha e afilhada, Maria Beatriz; meu primo-irmão Ten Liberato, oficial da Reserva do Exército Brasileiro acompanhado de sua esposa, estimada Cinthya Roberta.

Minhas Senhoras e meus senhores,

 

Começo minha gestão, primeiramente, agradecendo a Deus, que nos permitiu chegar até aqui, nesses 17 anos de serviço na Briosa Polícia Militar do Rio Grande do Norte, entre glórias e reveses, mas sempre tendo como norte a servidão e a proteção do cidadão potiguar, assim como o Cap Marcelo do Corpo de Bombeiros, Vice-Presidente eleito, que tem dedicado sua trajetória no salvamento e na defesa de nosso povo. Nesse diapasão, agradecemos, especialmente, aos 106 associados (que representam 25% do quadro associativo) que, mesmo em eleição em chapa única, dispuseram de seus preciosos tempos e afazeres para depositarem em nós a confiança de guiarmos os rumos da nossa associação no triênio 2019-2022. Não podemos deixar de agradecer, também, aos associados que não estiveram presentes ao pleito, que não puderam comparecer por motivos de ordem pessoal, de distância, dentre os quais vários nos mandaram mensagens de apoio, de boa sorte e de sabedoria à frente da gestão. Podem esperar o mesmo espírito altruísta com que servimos as nossas corporações e ao povo potiguar, desta feita no âmbito da valorização e no caráter de protagonismo de estado dessas classes que compõem a gestão da segurança pública e da defesa civil do Rio Grande do Norte, serviços essenciais para a sensação de segurança, tranquilidade e salubridade públicas, assim como para o resgate, salvamento e proteção de toda a sociedade.

Infelizmente, a necessária política de valorização, de reconhecimento e de proporcionar meios para que esses valorosos profissionais prestem esses serviços essenciais, a contento, à população vem sendo relegada por anos a fio, sendo necessária a voz centrada, mas ativa e, por vezes, contundente, da Associação de Oficiais como grito de socorro dos oficiais militares estaduais na busca de dignidade e condições de trabalho, encontrando ressonância, às vezes sim, às vezes não, por parte dos gestores de governo, mas que sempre ecoou e ecoará em todos os meios sociais, como uma ferramenta poderosíssima de fomento da opinião pública, que anseia por uma segurança e defesa de qualidade.

Assim sendo, não posso me esquivar de enaltecer e agradecer todo empenho e devotamento do Sr. Ex Presidente Major Moreira, que nesses últimos seis anos cumpriu fielmente o lema da sua equipe de gestão: “Trabalhando para resgatar valores”. Valores esses que estavam muito arrefecidos diante de um sufocamento da voz do oficial policial e bombeiro militar do Rio Grande do Norte. Durante esse tempo, a ASSOFME conseguiu reacender a chama do entusiamo com que a missão militar deve ser exercida, conferindo a proeminência e a relevância dos oficiais na sociedade; tendo atuação ativa na conquista e preservação de direitos; ofertando o congraçamento entre camaradas e fortalecimento do espírito de corpo através dos diversos eventos sociais realizados; como também, concedendo ao seu quadro associativo à participação em congresso e debates acerca dos grandes temas da segurança pública nacional com o grande apoio da FENEME, sem a qual não poderíamos participar de mesas de negociação com a propriedade conferida pelo arcabouço de informações que as grandes discussões em cenário nacional proporcionam, ressaltando aqui a visionária decisão do Major Moreira em se filiar a tão importante Federação, quando a maioria dos oficiais sequer sabiam de sua existência.

E nesse contexto, por ter feito parte dessa equipe como diretor, sinto-me preparado para assumir o desafio de tocar em frente esta batalha, fomentar os projetos exitosos, assim como inovar em práticas, processos e decisões, alicerçado pela colaboração dessa valorosa diretoria que ora toma posse junto comigo, sempre tendo como leme a supremacia do interesse coletivo dos associados ante a interesses particulares.

Prometo assim pautar minha conduta, para que possamos, ainda mais, trilhar esse caminho pela busca de valores e reconhecimento, que estão sendo cada vez mais confrontados pelo desmantelamento que os governos vêm trazendo às corporações, principalmente, ao seu recurso mais valioso: o humano. Recurso este que vem padecendo de encolhimento, quando o Estado, irresponsavelmente, há 14 anos, não abre concurso público para oficiais combatentes da Polícia Militar e há 09 anos não declara aspirantes a oficiais para o corpo de Bombeiros, chegando as corporações não disporem da essencial mão de obra de Segundos Tenentes e ficando, cada vez mais escassos, os seus Primeiros Tenentes, profissionais que constituem elos de ligação entre os altos comandos das instituições e toda a tropa, coordenando os serviços, auxiliando os planejamentos operacionais e promovendo a capacitação dos profissionais. Sem contar com o absurdo de, há duas décadas, não realizar certame para admissão de oficiais da área de saúde, precarizando totalmente o sistema de saúde militar, jogando os bravos militares estaduais à própria sorte nos sistemas públicos de saúde, ficando os mesmos, por vezes, ladeados pelos cidadãos infratores que acabaram de combater. Além disso, os governos vem minguando as condições de qualificação e operação, refletidos nos parcos valores de custeio e investimento destinados às instituições militares, fazendo com os gestores fiquem de mãos atadas e, muitas vezes, desesperados frente as necessidades de suas tropas. Aliado a essa lastimável e nefasta política, vem o mais grave: a negligência governamental ao poder aquisitivo e, por conseguinte, de sustento dos miliares estaduais as suas famílias, não garantindo-lhes a tranquilidade necessária para poder defender as outras. Minhas senhoras e meus senhores, os militares potiguares têm o menor salário da federação, o que seria, até certo ponto, possível de se inferir por fazermos parte de um dos estados mais pobres da república. No entanto, paradoxalmente a nossa importância, pois carregamos o piano da segurança pública nas costas, temos o pior salário da persecução criminal, que vai desde a prisão em flagrante até o sistema de ressocialização de um apenado e entrega dele ao seio da sociedade, o que, inexplicavelmente nos confere a pior remuneração dentro de uma mesma pasta e afins, não existindo nenhum vínculo de subordinação entre a nossa carreira de estado com as demais, chegando a abissal diferença de 60% de defasagem.

É com todos esses desafios que assumimos a presidência desta honrosa instituição, com a missão de dar prosseguimento à valorização que o ex presidente nos entregou e de avançar na conquista dela, colocando-nos à disposição dos comandos para esse feito, com a ajuda de Deus, do suporte da minha família, da minha equipe diretiva e de todos as senhoras e senhores associados, tendo o sentimento de pertencimento à associação, e a consciência de que ela será mais forte, quanto maior forem vossas participações e contribuições, com as quais esperamos contar, em sinergia, para que possamos viver dias melhores e oferecer as nossas famílias e a toda sociedade potiguar um sistema de segurança pública e de defesa social com a qualidade que todos merecem!

Finalizando, deixo aqui registrado o lema de nossa gestão que sintetiza todo o sentimento para o qual nos dispusemos a assumir essa grandiosa responsabilidade de representá-los: “Lutando por Dignidade Profissional”, corroborado com o pensamento eternizado do Padre Waldemar Valle Martins: “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”.

A todos, meu muito obrigado pela presença, pela atenção dispensada e tenham  uma feliz e harmoniosa noite!